quinta-feira, 21 de maio de 2015





PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: 

UMA relação necessária






PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
É imperioso que dois dos principais pilares do construto da humanidade - Família e Escola – estejam muito próximos. Porém, cada um com seus distintos papéis e missão, objetivando o sucesso da formação integral, através de uma sólida parceria e da soma de esforços. Só assim será possível superar os grandes desafios deste nosso desvairado mundo contemporâneo.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Interação Família X Escola destina-se a participação efetiva e colaborativa dos pais na escola. Através deste Projeto, esperamos promover a integração, troca de experiências, bem como atualização e discussões sobre a importância e aproveitamento do mesmo. Neste sentido, a relação Escola X Família é imprescindível à melhoria dos índices da qualidade da educação. A família como espaço de construção da identidade dos cidadãos firmando parceria com a escola para juntas promoverem o desenvolvimento pleno da criança e do adolescente, é através dessa participação que se desenvolve a consciência social crítica e também o sentido da cidadania para que juntos – Família X Escola – possam fazer da escola um espaço democrático. Reconhecer através deste Projeto as múltiplas relações sociais, econômicas e políticas na formação de cidadãos críticos, participativos e construtores de uma sociedade mais responsável, justa, humana e fraterna


OBJETIVO GERAL
·         Promover a participação efetiva da comunidade escolar através de parceria com os pais e outros segmentos da sociedade, buscando criar condições para promoção de uma educação construtiva e justa através de um trabalho coletivo e educativo.
OBJETIVO  ESPECÍFICOS:
  • Apresentar o funcionamento da escola e funcionários para a família para que possam conseguir a confiança para com o trabalho desenvolvido pela instituição
  • Proporcionar aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões relacionadas ao andamento da educação dos filhos e alunos;
  • Desenvolver atividades que trabalhem os valores familiares para  que possam dentro do ambiente escolar e familiar perceber a importância do diálogo para a construção de valores e a resolução de conflitos;
  • Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar dos alunos;
  • Ressaltar a importância da afetividade e limites na escola e na família como fator primordial para o bom desenvolvimento do aluno;
  • Construir momentos de socialização de ideias e valores com os pais sempre pensando em quais horários serão convenientes para a família;
  • Trabalhar com oficinas que visem melhorar o convívio da família com a escola;
  • Elaborar cartazes sobre o tema “Família” tendo as datas comemorativas como norte;
  • Promover o dia da família na escola

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A família deve ser a primeira educadora dos filhos e, por isso, necessita zelar constante e diretamente por esse processo fundamental para o desenvolvimento integral deles. É na família que devem ser cultivados os valores essenciais como: afeto, respeito, autoestima, responsabilidade e solidariedade. São qualidades relevantes para o processo de pertencimento e favorecimento da individuação dos filhos. A Escola, no seu dia a dia, deve se abrir à participação da família e construir com ela uma relação dialógica, crítica e libertadora, estimulando a participação dos pais em seu contexto.

Por seu lado, os pais devem entender que a Escola não é a única instituição responsável pela formação de seus filhos, transferindo suas responsabilidades para ela. A escola, concomitantemente, é parceira essencial da família na construção desse ser em formação, pois colabora efetivamente para o crescimento intelectual, cultural, social, cognitivo, crítico, científico e espiritual. Precisamos entender plenamente o papel de ser pai, ser mãe e ser filho. Os pais, em mostrar os valores da vida e fazer com que os filhos compreendam a sua missão; os filhos, em ajudar os pais a se unirem sempre mais, fazendo cumprir dignamente sua missão.
A responsabilidade institucional de ensino é da escola e a responsabilidade de educar na plenitude é da família. O acompanhamento escolar sistemático dos filhos é fator preponderante para fortalecimento dos laços afetivos da família e para um desenvolvimento educacional saudável e satisfatório. Os pais, poucas participações exercem na determinação do que acontece na escola. Algumas vezes, teme-se a participação de certos pais que, sendo muito eloqüentes e de temperamento forte, tentam impor sua vontade sobre procedimentos escolares e que muitas vezes funcionariam mais para facilitar sua própria vida ou de seus filhos, do que melhorar a qualidade do ensino, conforme percebido por gestores e professores. É necessário que se realize um trabalho que promova a superação dessa dificuldade e tomar a iniciativa de promover encontros, realizar reuniões e palestras com os pais, abrindo-se para apoiar as famílias como forma de promover a integração dos mesmos ao seu trabalho. Quando os pais passam a serem participantes ativos das reuniões e encontros realizados, são estimulados e passam a participar e contribuir da vida escolar e melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem de seus filhos. Essa participação dos pais na vida da escola tem sido observada em pesquisas internacionais como um dos indicadores mais significativos na determinação da qualidade de ensino, isto é, aprendem mais os alunos cujos pais participam mais da vida da escola. Cabe aos pais a educação dos filhos, mas, quando a escola e a família andam juntas neste propósito, tudo se torna mais fácil. Quanto maior a participação dos pais na escola, maior é a formalização das relações entre os profissionais da educação e dos educandos.


METODOLOGIAS:
PARA UNIR ESCOLA E FAMÍLIA.
 É mais fácil envolver os pais em qualquer trabalho quando eles sentem que suas experiências e vivências são valorizadas pelo projeto da escola. Ao criar situações para a participação das famílias, o docente reforça a integração social e potencializa a construção coletiva de aprendizagens e saberes. Esse processo ajuda a transformar práticas ultrapassadas e abre perspectivas para a resolução de problemas. É preciso que fique claro que o trabalho é lento. Enquanto não ocorre um ajuste entre as estratégias dos professores e as das famílias, podem surgir alguns conflitos.
DISCIPLINA
AÇÃO
RECURSOS/ESTRATÉGIAS
RESPONSÁVEIS
SOCIOLOGIA/
FILOSOFIA
ENSINO MÉDIO
·   Expor o projeto e explicar sua importância;
·   Trabalho com o tema em sala, e textos que sejam repassados  aos alunos para serem entregues a família com retorno à escola.
·   Preparar um espaço em que os principais problemas da comunidade e da escola possam ser debatidos e incentivar a formação de comissões para juntos resolverem;
·     Propor, sempre que possível, trabalhos com função social;
Aula expositiva, textos informativos.
Formação de grupos.
Filmes, slides
Rosangela Costa e Silva  e Juliana Minchilo
RELIGIÃO
ENSINO FUNDAMENTAL
·   Expor o projeto e explicar sua importância;
·   Oficinas , entrevistas, palestras sobre o tema.
· Trabalho com o tema em sala, e textos que sejam repassados  aos alunos para serem entregues a família com retorno à escola.

Aula expositiva, textos informativos.
Formação de grupos.
Filmes, slides
Claire, Cida Domingues

CULMINÂNCIA:
Palestras cada um em seu turno e em suas salas sobre a importância da parceria família x escola.
















CONCLUSÃO

Este Projeto será um grande desafio, mas estaremos empenhados a uma busca constante pela qualidade e melhoria da interação Família X Escola, pois a escola é um agente transformador e acreditamos que com responsabilidade e valorização da auto-estima, poderemos desenvolver um Projeto que venha se destacar pelo seu caráter educativo. Promover um contato maior entre Família X Escola de forma organizada, prazerosa, num ambiente acolhedor e afetivo para juntos construirmos uma imagem positiva, compartilhando experiências, superando problemas e outros e envolver a comunidade escolar de forma socializadora num trabalho de integração social. O sucesso de qualquer proposta educacional certamente está relacionado à participação dos pais, ao interesse da família pela vida Escolar do Aluno, ao estímulo a leitura e aos estudos individuais e ao hábito de fazer e corrigir as atividades de casa, ingredientes dependentes da ação conjunta da Escola, da família e da comunidade – três parceiros que podem contribuir para o sucesso dos Alunos, para uma Educação de qualidade e, principalmente, para a formação plena de cidadãos. O envolvimento de todos será de grande importância, pois quando todos se envolvem, a escola cumpre melhor o seu papel.

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