PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA:
UMA relação necessária
PROJETO
INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
É
imperioso que dois dos principais pilares do construto da humanidade - Família
e Escola – estejam muito próximos. Porém, cada um com seus distintos papéis e
missão, objetivando o sucesso da formação integral, através de uma sólida
parceria e da soma de esforços. Só assim será possível superar os grandes
desafios deste nosso desvairado mundo contemporâneo.
JUSTIFICATIVA
O Projeto
Interação Família X Escola destina-se a participação efetiva e colaborativa dos
pais na escola. Através deste Projeto, esperamos promover a integração, troca
de experiências, bem como atualização e discussões sobre a importância e
aproveitamento do mesmo. Neste sentido, a relação Escola X Família é
imprescindível à melhoria dos índices da qualidade da educação. A família como
espaço de construção da identidade dos cidadãos firmando parceria com a escola
para juntas promoverem o desenvolvimento pleno da criança e do adolescente, é
através dessa participação que se desenvolve a consciência social crítica e
também o sentido da cidadania para que juntos – Família X Escola – possam fazer
da escola um espaço democrático. Reconhecer através deste Projeto as múltiplas
relações sociais, econômicas e políticas na formação de cidadãos críticos,
participativos e construtores de uma sociedade mais responsável, justa, humana
e fraterna
OBJETIVO
GERAL
·
Promover a participação efetiva da comunidade
escolar através de parceria com os pais e outros segmentos da sociedade,
buscando criar condições para promoção de uma educação construtiva e justa
através de um trabalho coletivo e educativo.
OBJETIVO ESPECÍFICOS:
- Apresentar
o funcionamento da escola e funcionários para a família para que possam
conseguir a confiança para com o trabalho desenvolvido pela instituição
- Proporcionar
aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões
relacionadas ao andamento da educação dos filhos e alunos;
- Desenvolver
atividades que trabalhem os valores familiares para que possam dentro do ambiente escolar e
familiar perceber a importância do diálogo para a construção de valores e
a resolução de conflitos;
- Promover
a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o
comportamento escolar dos alunos;
- Ressaltar
a importância da afetividade e limites na escola e na família como fator
primordial para o bom desenvolvimento do aluno;
- Construir
momentos de socialização de ideias e valores com os pais sempre pensando
em quais horários serão convenientes para a família;
- Trabalhar
com oficinas que visem melhorar o convívio da família com a escola;
- Elaborar
cartazes sobre o tema “Família” tendo as datas comemorativas como norte;
- Promover
o dia da família na escola
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A família
deve ser a primeira educadora dos filhos e, por isso, necessita zelar constante
e diretamente por esse processo fundamental para o desenvolvimento integral
deles. É na família que devem ser cultivados os valores essenciais como: afeto,
respeito, autoestima, responsabilidade e solidariedade. São qualidades
relevantes para o processo de pertencimento e favorecimento da individuação dos
filhos. A Escola, no seu dia a dia, deve se abrir à participação da família e
construir com ela uma relação dialógica, crítica e libertadora, estimulando a
participação dos pais em seu contexto.
Por seu
lado, os pais devem entender que a Escola não é a única instituição responsável
pela formação de seus filhos, transferindo suas responsabilidades para ela. A
escola, concomitantemente, é parceira essencial da família na construção desse
ser em formação, pois colabora efetivamente para o crescimento intelectual,
cultural, social, cognitivo, crítico, científico e espiritual. Precisamos
entender plenamente o papel de ser pai, ser mãe e ser filho. Os pais, em
mostrar os valores da vida e fazer com que os filhos compreendam a sua missão;
os filhos, em ajudar os pais a se unirem sempre mais, fazendo cumprir
dignamente sua missão.
A
responsabilidade institucional de ensino é da escola e a responsabilidade de
educar na plenitude é da família. O acompanhamento escolar sistemático dos
filhos é fator preponderante para fortalecimento dos laços afetivos da família
e para um desenvolvimento educacional saudável e satisfatório. Os pais, poucas
participações exercem na determinação do que acontece na escola. Algumas vezes,
teme-se a participação de certos pais que, sendo muito eloqüentes e de
temperamento forte, tentam impor sua vontade sobre procedimentos escolares e
que muitas vezes funcionariam mais para facilitar sua própria vida ou de seus
filhos, do que melhorar a qualidade do ensino, conforme percebido por gestores
e professores. É necessário que se realize um trabalho que promova a superação
dessa dificuldade e tomar a iniciativa de promover encontros, realizar reuniões
e palestras com os pais, abrindo-se para apoiar as famílias como forma de
promover a integração dos mesmos ao seu trabalho. Quando os pais passam a serem
participantes ativos das reuniões e encontros realizados, são estimulados e
passam a participar e contribuir da vida escolar e melhoria da qualidade de
ensino-aprendizagem de seus filhos. Essa participação dos pais na vida da
escola tem sido observada em pesquisas internacionais como um dos indicadores
mais significativos na determinação da qualidade de ensino, isto é, aprendem
mais os alunos cujos pais participam mais da vida da escola. Cabe aos pais a
educação dos filhos, mas, quando a escola e a família andam juntas neste
propósito, tudo se torna mais fácil. Quanto maior a participação dos pais na
escola, maior é a formalização das relações entre os profissionais da educação
e dos educandos.
METODOLOGIAS:
PARA UNIR ESCOLA E FAMÍLIA.
É mais fácil envolver os pais em qualquer
trabalho quando eles sentem que suas experiências e vivências são valorizadas
pelo projeto da escola. Ao criar situações para a participação das famílias, o
docente reforça a integração social e potencializa a construção coletiva de
aprendizagens e saberes. Esse processo ajuda a transformar práticas
ultrapassadas e abre perspectivas para a resolução de problemas. É preciso que
fique claro que o trabalho é lento. Enquanto não ocorre um ajuste entre as
estratégias dos professores e as das famílias, podem surgir alguns conflitos.
DISCIPLINA
|
AÇÃO
|
RECURSOS/ESTRATÉGIAS
|
RESPONSÁVEIS
|
SOCIOLOGIA/
FILOSOFIA
ENSINO MÉDIO
|
· Expor o projeto e
explicar sua importância;
· Trabalho com o tema em
sala, e textos que sejam repassados
aos alunos para serem entregues a família com retorno à escola.
· Preparar um espaço em
que os principais problemas da comunidade e da escola possam ser debatidos e
incentivar a formação de comissões para juntos resolverem;
· Propor, sempre que possível, trabalhos com
função social;
|
Aula
expositiva, textos informativos.
Formação
de grupos.
Filmes,
slides
|
Rosangela
Costa e Silva e Juliana Minchilo
|
RELIGIÃO
ENSINO
FUNDAMENTAL
|
· Expor o projeto e
explicar sua importância;
· Oficinas , entrevistas,
palestras sobre o tema.
· Trabalho com o tema em sala,
e textos que sejam repassados aos
alunos para serem entregues a família com retorno à escola.
|
Aula
expositiva, textos informativos.
Formação
de grupos.
Filmes,
slides
|
Claire,
Cida Domingues
|
CULMINÂNCIA:
CONCLUSÃO
Este
Projeto será um grande desafio, mas estaremos empenhados a uma busca constante
pela qualidade e melhoria da interação Família X Escola, pois a escola é um
agente transformador e acreditamos que com responsabilidade e valorização da
auto-estima, poderemos desenvolver um Projeto que venha se destacar pelo seu
caráter educativo. Promover um contato maior entre Família X Escola de forma
organizada, prazerosa, num ambiente acolhedor e afetivo para juntos
construirmos uma imagem positiva, compartilhando experiências, superando
problemas e outros e envolver a comunidade escolar de forma socializadora num
trabalho de integração social. O sucesso de qualquer proposta educacional
certamente está relacionado à participação dos pais, ao interesse da família
pela vida Escolar do Aluno, ao estímulo a leitura e aos estudos individuais e
ao hábito de fazer e corrigir as atividades de casa, ingredientes dependentes
da ação conjunta da Escola, da família e da comunidade – três parceiros que
podem contribuir para o sucesso dos Alunos, para uma Educação de qualidade e,
principalmente, para a formação plena de cidadãos. O envolvimento de todos será
de grande importância, pois quando todos se envolvem, a escola cumpre melhor o
seu papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário