quinta-feira, 12 de maio de 2016

PROJETO TRANSFORMA  OLIMPÍADAS RIO 2016

Problematização:

     Partindo do desafio de que a  relação educativa é uma relação política, por isso a questão dos valores se apresenta para a escola assim como se apresenta para a sociedade. Essa relação se define na vivência da escolaridade em sua forma mais ampla, desde como a escola se relaciona com a comunidade , como nas relações entre os trabalhadores da escola, na distribuição de responsabilidades, nas relações entre professor e aluno, no reconhecimento dos alunos como cidadãos, na relação com o conhecimento.
            Partindo deste principio, a E. E. Iracema Rodrigues  percebe a necessidade de ações reflexivas  junto aos educadores, a fim de promover novas possibilidades na atuação  dos educandos.
            Nossa clientela  é  carente, sendo o turno matutino alunos de zona rural e os do turno vespertino da periferia da cidade, necessitando novos paradigmas para melhor atuação e permanência na escola.


TEMA:   Resgatando valores através do esporte
JUSTIFICATIVA: 

       Atualmente vivemos imersos num contexto diversificado de trocas interpessoais, dado a circulação facilitada na interação entre os indivíduos com acesso à internet e demais decorrências da globalização, o que possibilita que a construção de novas atitudes e valores seja compartilhada de modo rápido e, muitas vezes, sem a reflexão pelos alunos e professores. A  violência escolar pode ser fruto das novas interações estabelecidas e sendo assim, refletir sobre o tema é importante, pois a partir disto podemos conhecer como a sociedade está interagindo com os valores e atitudes morais na contemporaneidade.
     O Brasil está às vésperas de sediar o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos e  Paralímpicos de 2016, cuja sede será a cidade do Rio de Janeiro.  Nesta perspectiva  buscaremos tomar por objeto de estudo o conjunto de campo de produção dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos  como espetáculo midiático, interagindo seus valores com os valores educacionais e suas conseqüências sociais. Para  isso, sendo a escola um ambiente formador da moral , fará sua atuação frente ao aluno e projetos como este poderão abrir novos caminhos de compreensão e atuação do professor na formação moral dos indivíduos.
            Nosso maior desafio será como o educador poderá interagir em suas ações com os alunos de modo a possibilitar reflexões que os ajudem a compreender como agente transformador do mundo atual.

OBJETIVO GERAL:

·         Interagir os valores olímpicos e paralímpicos com os valores educacionais.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

·         Resgatar a origem e o desenvolvimento histórico do Olimpismo;
·         Posicionar-se em relação às questões sociais e interpretar a tarefa educativa como intervenção na realidade do momento através dos valores olímpicos e paralimpicos.
·         Compreender as relações entre esporte, mídia  e as Olimpíadas;
·         Compreender o surgimento e as características dos Megaeventos;
·         Investigar o esporte moderno no contexto do capitalismo globalizado;
·         Compreender as representações e as imagens do esporte nas Olimpíadas Rio 2016;
·         Desenvolver no aluno a consciência de se ter disciplina nas suas ações  cotidianas para a busca do sucesso; do ser, fazer e viver.
·         Analisar a produção da imagem midiática do esporte espetáculo nas Olimpíadas Rio-2016.


METODOLOGIA:

Quando
Disciplina
Responsável
Ação
Recursos
Semana do dia 11/04 ao dia 15/04
Língua Portuguesa
Flávia, Ana Luiza,Dalila,
Marlene,
Daniela Damásio, Maria Tereza, Sônia, Silmara, Fernando, Graça
A história dos jogos olímpicos e paralímpicos.
Vídeos, xerox, lousa, Datashow etc..
16/04

Equipe pedagógica
Abertura
Danças, Cerimonial
16/04
Educação Física
Fabiana, Ronaldo, Edvaldo e Alérisson
Abertura Jogos Paralímpicos
Vídeos, materiais esportivos, quadra etc..
07/05
Educação Física
Fabiana, Ronaldo, Edvaldo e Alérisson
Jogos Paralímpicos
Vídeos, materiais esportivos, quadra etc..
30/03  a  06/05
Educação Física
Fabiana, Ronaldo, Edvaldo e Alérisson
Ensinando as diversas modalidades paralímpicas
Vídeos, materiais esportivos, quadra etc..
30/03 a 06/05
Física
Jurandir e Renata
Ensinando física através dos jogos paralímpicos.
Vídeos, textos, slides, aulas experimentais.
11/04  a  22/04
História
Luciana, Rafael, Rafael Caproni, Gisele
Grécia antiga envolvendo os jogos e a cultura moderna
Vídeos, xerox, datashow
11/04  a 06/05
Geografia
Nyll, Silvani, Alessandro, Cacilda.
Localização dos países participantes dos jogos olímpicos e paraolímpicos, localização dos jogos na cidade do Rio de Janeiro
Vídeos, xerox, Datashow..etc..
11/04 a 17/06
Religião e Filosofia
Alice, Carlos Alberto e Rosana
Trabalhar sobre Pierre de Coubertin e os valores olímpicos (Respeito, amizade e Excelência) e Paralímpicos (Coragem, Determinação, Igualdade, Inspiração)
Vídeos, xerox ..
06/06  a  30/06

Matemática
Clarice, Edda, Nylton, Ana Mônica, Jorge, Renato, Natali
Medidas
Tempo e distâncias, , gastos públicos, gráficos com número de participantes.

Vídeos, slides, xerox  etc..
05/08 a 21/08
Matemática
Clarice, Edda, Nylton, Ana Mônica, Jorge, Renato, Natali
Confecção de tabelas com os resultados dos Jogos Olímpicos
Xerox, cartolina, pincel etc..
06/06 a 30/06
Biologia e Ciências, Química
Cleila/Waldirene, Paulo, Gilceia, Claudia, José Emilio, Jadilson
Características físicas, condicionamentos
Resistência física,  alimentação, medicação e outras questões relacionadas à prática dos esportes.
Vídeos, slides, xerox etc..
10/05  a  01/07
Educação Física
Fabiana, Ronaldo, Edvaldo e Alérisson
Trabalhando as diversas modalidades olímpicas
Vídeos, slides, xerox etc..
10/05 a 01/07
Física
Jurandir e Renata
A física através dos jogos olímpicos
 Videos, slides, xerox e aulas experimentais.
04/07 a 08/07
Educação Física
Fabiana, Ronaldo, Edvaldo e Alérisson
Preparação de regras e modalidades  para a semana olímpica dos dias 11/07 a 15/07
Sala de aula, quadra, xerox, slides....etc
08/08 a 12/08
Língua estrangeira
Anelise, Edilene, Cristina, Ana Lúcia, Sandra
Tradução de músicas com o tema das Olímpiadas e preparação de coral com as músicas na língua que ministra e pesquisa sobre os vários idiomas (países participantes do evento).
Vídeos, slides, lousa, etc..
07/09 a 18/09
Arte
Cláudia Diniz e Anézia
Confecção dos cartazes  dos resultados dos jogos Paralímpicos
Cartolina, papel kraft etc..
03/10 a 07/10
Todas as disciplinas
Mestres de sala
Criação da regra de ouro para a escola ( Boa convivência baseando-se nos valores olímpicos paraolímpicos)
Obs: Um cartaz por turma.
Cartolina..etc..
Produção de um Livro - Regras de Ouro.
07/11  a 18/11
Geografia , sociologia         história
Paulo, Cacilda, Silvani, Juliana,
Alessandro, Nyll, Luciana, Rafael, Rafael Caproni.
História e Sociologia: Racismo
(Trabalho com Martin Luther King)
GEOGRAFIA:
Direitos humanos
Vídeos, slides,etc..
Frase Campeã do desafio Abraça Reciclagem

Dança de abertura do Projeto Transforma
Aluna Campeã do desafio Abraça Reciclagem
Agentes jovens e tutores do Projeto Transforma






Encerramento do projeto: Exposição dos materiais trabalhados na semana de educação para a vida 21/11 a 25/11
       Avaliação: 28/11 entrega de um artigo de opinião por área sobre o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário