PROJETO TRANSFORMA OLIMPÍADAS RIO 2016
Problematização:
Partindo do desafio de que a relação educativa é uma relação política, por
isso a questão dos valores se apresenta para a escola assim como se apresenta
para a sociedade. Essa relação se define na vivência da escolaridade em sua
forma mais ampla, desde como a escola se relaciona com a comunidade , como nas
relações entre os trabalhadores da escola, na distribuição de
responsabilidades, nas relações entre professor e aluno, no reconhecimento dos
alunos como cidadãos, na relação com o conhecimento.
Partindo
deste principio, a E. E. Iracema Rodrigues
percebe a necessidade de ações reflexivas junto aos educadores, a fim de promover novas
possibilidades na atuação dos educandos.
Nossa
clientela é carente, sendo o turno matutino alunos de zona
rural e os do turno vespertino da periferia da cidade, necessitando novos
paradigmas para melhor atuação e permanência na escola.
TEMA: Resgatando valores através do esporte
JUSTIFICATIVA:
Atualmente
vivemos imersos num contexto diversificado de trocas interpessoais, dado a
circulação facilitada na interação entre os indivíduos com acesso à internet e
demais decorrências da globalização, o que possibilita que a construção de
novas atitudes e valores seja compartilhada de modo rápido e, muitas vezes, sem
a reflexão pelos alunos e professores. A violência escolar pode ser fruto das novas
interações estabelecidas e sendo assim, refletir sobre o tema é importante,
pois a partir disto podemos conhecer como a sociedade está interagindo com os
valores e atitudes morais na contemporaneidade.
O Brasil está às
vésperas de sediar o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, cuja sede será a cidade
do Rio de Janeiro. Nesta perspectiva buscaremos tomar por objeto de estudo o
conjunto de campo de produção dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos como espetáculo midiático, interagindo seus
valores com os valores educacionais e suas conseqüências sociais. Para isso, sendo a escola um ambiente formador da
moral , fará sua atuação frente ao aluno e projetos como este poderão abrir
novos caminhos de compreensão e atuação do professor na formação moral dos
indivíduos.
Nosso maior
desafio será como o educador poderá interagir em suas ações com os alunos de
modo a possibilitar reflexões que os ajudem a compreender como agente
transformador do mundo atual.
OBJETIVO GERAL:
·
Interagir os valores olímpicos e paralímpicos
com os valores educacionais.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
·
Resgatar
a origem e o desenvolvimento histórico do Olimpismo;
·
Posicionar-se em relação às questões sociais e
interpretar a tarefa educativa como intervenção na realidade do momento através
dos valores olímpicos e paralimpicos.
·
Compreender
as relações entre esporte, mídia e as
Olimpíadas;
·
Compreender o surgimento e as características
dos Megaeventos;
·
Investigar o esporte moderno no contexto do
capitalismo globalizado;
·
Compreender as representações e as imagens do
esporte nas Olimpíadas Rio 2016;
·
Desenvolver no aluno a consciência de se ter
disciplina nas suas ações cotidianas
para a busca do sucesso; do ser, fazer e viver.
·
Analisar a produção da imagem midiática
do esporte espetáculo nas Olimpíadas Rio-2016.

METODOLOGIA:
Quando
|
Disciplina
|
Responsável
|
Ação
|
Recursos
|
Semana
do dia 11/04 ao dia 15/04
|
Língua
Portuguesa
|
Flávia,
Ana Luiza,Dalila,
Marlene,
Daniela
Damásio, Maria Tereza, Sônia, Silmara, Fernando, Graça
|
A
história dos jogos olímpicos e paralímpicos.
|
Vídeos,
xerox, lousa, Datashow etc..
|
16/04
|
|
Equipe
pedagógica
|
Abertura
|
Danças,
Cerimonial
|
16/04
|
Educação
Física
|
Fabiana,
Ronaldo, Edvaldo e Alérisson
|
Abertura
Jogos Paralímpicos
|
Vídeos,
materiais esportivos, quadra etc..
|
07/05
|
Educação
Física
|
Fabiana,
Ronaldo, Edvaldo e Alérisson
|
Jogos
Paralímpicos
|
Vídeos,
materiais esportivos, quadra etc..
|
30/03 a
06/05
|
Educação
Física
|
Fabiana,
Ronaldo, Edvaldo e Alérisson
|
Ensinando
as diversas modalidades paralímpicas
|
Vídeos,
materiais esportivos, quadra etc..
|
30/03
a 06/05
|
Física
|
Jurandir
e Renata
|
Ensinando
física através dos jogos paralímpicos.
|
Vídeos,
textos, slides, aulas experimentais.
|
11/04 a
22/04
|
História
|
Luciana,
Rafael, Rafael Caproni, Gisele
|
Grécia
antiga envolvendo os jogos e a cultura moderna
|
Vídeos,
xerox, datashow
|
11/04 a 06/05
|
Geografia
|
Nyll,
Silvani, Alessandro, Cacilda.
|
Localização
dos países participantes dos jogos olímpicos e paraolímpicos, localização dos
jogos na cidade do Rio de Janeiro
|
Vídeos,
xerox, Datashow..etc..
|
11/04
a 17/06
|
Religião
e Filosofia
|
Alice,
Carlos Alberto e Rosana
|
Trabalhar
sobre Pierre de Coubertin e os valores olímpicos (Respeito, amizade e
Excelência) e Paralímpicos (Coragem, Determinação, Igualdade, Inspiração)
|
Vídeos,
xerox ..
|
06/06 a
30/06
|
Matemática
|
Clarice,
Edda, Nylton, Ana Mônica, Jorge, Renato, Natali
|
Medidas
Tempo
e distâncias, , gastos públicos, gráficos com número de participantes.
|
Vídeos,
slides, xerox etc..
|
05/08
a 21/08
|
Matemática
|
Clarice,
Edda, Nylton, Ana Mônica, Jorge, Renato, Natali
|
Confecção
de tabelas com os resultados dos Jogos Olímpicos
|
Xerox,
cartolina, pincel etc..
|
06/06
a 30/06
|
Biologia
e Ciências, Química
|
Cleila/Waldirene,
Paulo, Gilceia, Claudia, José Emilio, Jadilson
|
Características
físicas, condicionamentos
Resistência
física, alimentação, medicação e
outras questões relacionadas à prática dos esportes.
|
Vídeos,
slides, xerox etc..
|
10/05 a
01/07
|
Educação
Física
|
Fabiana,
Ronaldo, Edvaldo e Alérisson
|
Trabalhando
as diversas modalidades olímpicas
|
Vídeos,
slides, xerox etc..
|
10/05
a 01/07
|
Física
|
Jurandir
e Renata
|
A
física através dos jogos olímpicos
|
Videos, slides, xerox e aulas experimentais.
|
04/07
a 08/07
|
Educação
Física
|
Fabiana,
Ronaldo, Edvaldo e Alérisson
|
Preparação
de regras e modalidades para a semana
olímpica dos dias 11/07 a 15/07
|
Sala
de aula, quadra, xerox, slides....etc
|
08/08
a 12/08
|
Língua
estrangeira
|
Anelise,
Edilene, Cristina, Ana Lúcia, Sandra
|
Tradução de músicas com o tema das Olímpiadas
e preparação de coral com as músicas na língua que ministra e pesquisa sobre
os vários idiomas (países participantes do evento).
|
Vídeos,
slides, lousa, etc..
|
07/09
a 18/09
|
Arte
|
Cláudia
Diniz e Anézia
|
Confecção
dos cartazes dos resultados dos jogos
Paralímpicos
|
Cartolina,
papel kraft etc..
|
03/10
a 07/10
|
Todas
as disciplinas
|
Mestres
de sala
|
Criação
da regra de ouro para a escola ( Boa convivência baseando-se
nos valores olímpicos paraolímpicos)
Obs:
Um cartaz por turma.
|
Cartolina..etc..
Produção
de um Livro - Regras de Ouro.
|
07/11 a 18/11
|
Geografia , sociologia história
|
Paulo,
Cacilda, Silvani, Juliana,
Alessandro,
Nyll, Luciana, Rafael, Rafael Caproni.
|
História
e Sociologia: Racismo
(Trabalho
com Martin Luther King)
GEOGRAFIA:
Direitos
humanos
|
Vídeos,
slides,etc..
|
![]() |
Frase Campeã do desafio Abraça Reciclagem |
![]() |
Dança de abertura do Projeto Transforma |
![]() |
Aluna Campeã do desafio Abraça Reciclagem |
![]() |
Agentes jovens e tutores do Projeto Transforma Encerramento do projeto: Exposição dos materiais trabalhados na semana de educação para a vida 21/11 a 25/11 |
Avaliação:
28/11 entrega de um artigo de opinião por área sobre o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário