PROJETO PROFISSÕES
TEMA DA PROPOSTA:
Escolha profissional
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
Conhecer o perfil das mais diversas profissões no mercado de
trabalho atual, suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da
identidade pessoal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Preparar os alunos do Ensino Médio para a
escolha consciente da futura profissão;
·
Favorecer a reflexão da identidade pessoal
através do “Quem sou?” em seus aspectos físico, afetivo e social;
·
Manter os alunos atualizados sobre os cursos
superiores, o mercado de trabalho e as atribuições de cada profissão;
·
Esclarecer dúvidas dos alunos sobre as grades
curriculares de cada curso, áreas de atuação e oportunidades de emprego;
·
Auxiliar a decisão dos alunos ao optarem por uma
ou outra formação, ou mesmo garantir que sua escolha é a melhor opção.
PÚBLICO ALVO:
3º ano do Ensino Médio
QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO:
Qual a minha escolha
profissional?
Tenho o perfil adequado à minha
escolha?
Quais as opções de cursos
universitários que tenho? Qual a sua duração?
Que atribuições essa profissão
exige? (atividades relativas à profissão).
Como está o mercado de trabalho
nessa área?
Que tipo de atividades deverei
desempenhar?
Quais os campos de atuação e as
especializações para essa profissão?
ABORDAGEM PEDAGÓGICA:
Partindo da necessidade de preparar de forma contextualizada
e consciente o aluno do 3º ano do Ensino Médio para sua escolha profissional,
resolvemos lançar o desafio da escolha profissional, com a finalidade de que os
mesmos adquiram maior intimidade com o futuro ramo de trabalho, podendo assim
avaliar possibilidades de mercado de trabalho e aptidões às respectivas
atribuições.
Após o lançamento do questionamento “Qual a minha profissão
preferida?”, os alunos serão estimulados a pesquisar todas as características e
atribuições de cada profissão: descrição da profissão, formação necessária, o
curso, duração do curso, as matérias, a carreira, principais atividades, o
mercado de trabalho, aptidões desejáveis, curiosidades, campos de atuação e
especialidades possíveis.
Durante as etapas do projeto os alunos identificarão as
principais características da profissão escolhida, descobrirão outras
possibilidades dentro da área de atuação preferida e verificarão suas
possibilidades com base em suas características e perfil.
As etapas serão acompanhadas pelos professores de história, geografia e língua portuguesa, orientando e dialogando com
os alunos durante os processos de pesquisa e construção do trabalho.
O trabalho será desenvolvido em dois meses, obedecendo e
respeitando as etapas de pesquisa construção e publicação, bem como sua
apresentação para o grande grupo.
Durante o desenvolvimento do trabalho os alunos deverão
comparecer, criarão um portfólio dos materiais selecionados e prepararão o
material a ser postado no blog que será criado para essa atividade, bem como o
material que será apresentado no “Seminário das Profissões” que será realizado
para a socialização dos conhecimentos adquiridos.
A avaliação dos professores sobre a atuação e progressos dos
alunos, ocorrerá durante todas as etapas do trabalho e, ao final das
atividades, será realizada uma auto-avaliação, na qual os educandos poderão
avaliar sua escolha profissional, bem como sua participação na elaboração do
material.
MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS:
MÍDIAS A SEREM UTILIZADAS:
Informática e material impresso.
TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
Computador/Internet;
Revistas especializadas;
Câmera digital.
PROPOSTA PRELIMINAR DAS ETAPAS/AÇÕES A SEREM REALIZADAS:
·
Pesquisa em alguns sites sobre várias
profissões, com a finalidade de confirmar alguns dados levantados durante o
primeiro encontro, bem como, encontrar novas características;
·
Os
professores lançarão em sala de aula o questionamento:
“Qual a minha escolha profissional?”
·
Os alunos serão reunidos por grupos de afinidade
profissional;
·
Levantamento das dúvidas temporárias e certezas
provisórias a cerca de cada profissão escolhida;
·
Orientação das atividades aos alunos para que
elaborem uma pesquisa bem completa, envolvendo todas as características e
atribuições de cada profissão: Descrição da profissão, formação necessária, o
curso, duração do curso, as matérias, a carreira, principais atividades, o
mercado de trabalho, aptidões desejáveis, curiosidades, campos de atuação e
especialidades possíveis.
·
Trabalho de pesquisa em revistas especializadas
e no Laboratório de Informática com orientação aos alunos e dicas de alguns
sites de busca, sendo que os mesmos poderão realizar novas pesquisas;
·
Estabelecimento das atividades que serão
apresentadas por grupo;
·
Realização das atividades de desenvolvimento do
projeto como: pesquisa, entrevistas, apresentação de slides, vestuário;
·
Convidar profissionais e estudantes de cursos
superiores para as salas de aulas proporcionando aos alunos do Colégio debates
sobre cada profissão (optativa);
·
Socializar os conhecimentos adquiridos através
do Seminário das profissões postando os trabalhos no blog destinado ao projeto e no Seminário
“Minha Profissão”;
·
Auto-avaliação sobre a escolha profissional e
sobre sua participação na elaboração do material;
·
Avaliação dos professores sobre a atuação dos
alunos durante todas as etapas do projeto.
CRONOGRAMA:
AÇÃO
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Responsáveis:
|
Apresentação do projeto aos alunos
|
X
|
|
|
Professores de geografia, história e língua portuguesa.
|
Separação dos grupos com os temas
|
|
X
|
|
Professores de geografia, história e língua portuguesa.
|
Criação do blog por turma
|
|
X
|
|
Líderes e vice-líderes de cada
turma.
|
Apresentação dos trabalhos por turmas
|
|
|
01/06 – 3º A
02/06 – 3º B
03/06 – 3º C
|
Alunos e professores 3º A Luciana
3ºB Alessandro
3º C Luciene
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://images.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi (para
a busca de imagens)
ANEXO I
GUIA PARA
O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PROFISSÕES PARA SEREM ENTREGUE NOS
GRUPOS:
|
Qual a minha profissão preferida?
Características e atribuições de cada profissão:
·
Descrição da
profissão
·
Formação
necessária
·
O curso
·
Duração do
curso
·
As matérias
·
As carreiras
·
Principais
atividades
·
Mercado de
trabalho
·
Aptidões
desejáveis
·
Curiosidades
·
Campos de
atuação
·
Especialidades
possíveis
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário