sexta-feira, 3 de julho de 2015

TEMPO  INTEGRAL  -  IRACEMA RODRIGUES




A Escola Estadual Iracema Rodrigues, situada  em Machado - MG, vem de encontro à perspectiva atual de educação para todos e busca construir um espaço em que a formação da cidadania e a valorização da diversidade estejam sempre presentes.        
 Diante da situação atual, tornam-se necessárias intervenções para solucionar os problemas encontrados. A execução do Projeto garantirá a permanência do aluno na escola no contra turno, tirando dele a ociosidade e oferecendo oportunidade da ampliação do aproveitamento escolar, participação em atividades culturais, artísticas e esportivas.                       
            De acordo com o Art. 205 da Constituição Federal, “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Esse artigo ampara o interesse da Instituição em estabelecer parcerias para a implementação  do Projeto Educação em Tempo Integral.
            Analisando ainda os parâmetros legais, a Lei nº 9.394/96, em seu art. 34 reforça que:
A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.
 § 2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino
 O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (lei nº 8.069/90) estabelece também no art. 53 que: A criança e o adolescente têm direito á educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:
 I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II – direito de ser respeitado por seus educadores;
III – direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer ás instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
O ECA faz referência à necessidade de que, ao longo do processo educacional desenvolvido pela escola, sejam respeitados valores intrínsecos à pessoa humana, quando afirma no art.58 que:
  • No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às formas de cultura 
Considerando esse contexto,  em que o aluno é sujeito de direitos, a Escola Estadual Iracema Rodrigues encontra embasamentos legais e sociais para modificar sua proposta de trabalho.  Ao implantar a Educação de Tempo Integral, o que se pretende é desenvolver uma educação para a democracia, a participação do aluno como prática da cidadania e a construção de uma escola integrada à comunidade que seja espaço educativo de movimento, arte, cultura, aperfeiçoamento e lazer.
             A prática pedagógica a ser desenvolvida nessa escola de tempo integral será aquela que terá como eixo central os pilares básicos em que se deve centrar a educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e aprender a ser.
            Esperamos que no final do ano letivo, tenhamos elevado o nível de aprendizado do aluno. Nossa meta é que pelo menos 90% dos alunos tenham aprimorado suas competências nos aspectos: cultural, físico, social e cognitivo. Temos a convicção de que o projeto será alternativa para a redução dos índices de evasão e repetência, distorção idade/ano e defasagem de aprendizagem.
O Projeto será desenvolvido no horário contra - turno .As turmas dos anos finais serão acompanhadas por professores  de língua portuguesa,  professores de matemática, professores de educação física, professor de educação ambiental e professor de educação patrimonial. Os professores do projeto deverão estar em constante contato com os professores regentes, dando suporte ao trabalho desenvolvido no horário regular.









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário