E.E. IRACEMA RODRIGUES, DE MACHADO, SUL DE MINAS.
Uma linda escola, entre árvores, que busca seguir os princípios filosóficos da corrente do bem.
Praticamente todos os jovens que vivem e trabalham em Machado, no Sul de Minas, já passaram pela Escola Estadual Iracema Rodrigues. A comunidade tem muito orgulho deste estabelecimento, fundado há 45 anos.
A história desta instituição começou em 1964, quando foram criadas as Escolas Reunidas Iracema Rodrigues, instaladas no prédio da Praça Olegário Maciel, nº 12. O nome foi uma homenagem ao esforço, dinamismo e ideal da grande mestra, já falecida, que muito se empenhou em prol da educação naquela terra.
No final dos anos 80, a Escola mudou-se para o suntuoso edifício onde funcionou o Colégio São José, tradicional internato da Congregação Lassalista, que atendia meninos de toda a região. O atual prédio escolar fica em uma área repleta de árvores e pássaros, à Rua Irmão Arnaldo Isidoro nº 500, na região central da cidade.
Atualmente, cerca de 2.300 alunos estudam na Escola Estadual Iracema Rodrigues, compondo as 60 turmas, do ensino fundamental e médio. Trabalham nessa instituição 141 dedicados profissionais.
Segundo a diretora, Marcolina Alves Pereira Silva, a Escola Estadual Iracema Rodrigues trabalha com o foco na Pedagogia de Projetos. Desta forma, diversos projetos voltados para o desenvolvimento integral do aluno são instituídos.
“A Pedagogia de Projetos surge da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada Projeto de Trabalho. Os Projetos de Trabalho contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem, de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes”. (Hernandez,1998)
Nenhum comentário:
Postar um comentário