quarta-feira, 1 de abril de 2015


E.E. IRACEMA RODRIGUES, DE MACHADO, SUL DE MINAS. 
Uma linda escola, entre árvores, que busca seguir os princípios filosóficos da corrente do bem.
Praticamente todos os jovens que vivem e trabalham em Machado, no Sul de Minas, já passaram pela Escola Estadual Iracema Rodrigues. A comunidade tem muito orgulho deste estabelecimento, fundado há 45 anos.
A história desta instituição começou em 1964, quando foram criadas as Escolas Reunidas Iracema Rodrigues, instaladas no prédio da Praça Olegário Maciel, nº 12. O nome foi uma homenagem ao esforço, dinamismo e ideal da grande mestra, já falecida, que muito se empenhou em prol da educação naquela terra.
No final dos anos 80, a Escola mudou-se para o suntuoso edifício onde funcionou o Colégio São José, tradicional internato da Congregação Lassalista, que atendia meninos de toda a região. O atual prédio escolar fica em uma área repleta de árvores e pássaros, à Rua Irmão Arnaldo Isidoro nº 500, na região central da cidade.
Atualmente, cerca de 2.300 alunos estudam na Escola Estadual Iracema Rodrigues, compondo as 60 turmas, do ensino fundamental e médio. Trabalham nessa instituição 141 dedicados profissionais.
Segundo a diretora, Marcolina Alves Pereira Silva, a Escola Estadual Iracema Rodrigues trabalha com o foco na Pedagogia de Projetos. Desta forma, diversos projetos voltados para o desenvolvimento integral do aluno são instituídos.
“A Pedagogia de Projetos surge da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada Projeto de Trabalho. Os Projetos de Trabalho contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem, de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes”. (Hernandez,1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário