Mês de março
Projeto: Água, fonte de vida”
Escola Estadual Iracema Rodrigues -:
Ensino Fundamental II e Ensino Médio-
Ensino Fundamental II e Ensino Médio-
Introdução
O Dia Mundial da Água é uma data
para conscientizar o mundo do consumo excessivo e desperdício desse líquido, que
é essencial à vida. Este projeto visa ajudar os alunos no trabalho de
conscientização da população em relação à cultura de preservação da água,
mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância
para avida e dicas de economia da água.
Justificativa
O Projeto com o tema “Água, fonte
de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para aos alunos uma visão ampla que
envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à
falta de água. Deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande
diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a
consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de
forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
Objetivo
Geral
·
Contribuir
para a formação de cidadãos conscientes, aptos
para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem
enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que
mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que
serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.
·
Ajudar os
alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil
vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
·
-
Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza,
a partir de sua realidade social
·
Reconhecer que a qualidade de vida está ligada
às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
·
Adotar, por meio de atitudes cotidianas,
medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
·
Levar os
alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da
preservação da água e de seus ciclos
·
Conscientizar que a água não deve ser
desperdiçada, nem poluída, etc.
DISCIPLINA
|
DATA
PREVISTA
|
AÇÃO
|
RECURSOS /ESTRATÉGIAS
|
RESPONSÁVEIS
|
BIOLOGIA/CIÊNCIAS
|
16/03/2015
|
Conversar com os alunos sobre a
importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
|
Aula expositiva-textos. etc
|
Daniela Faleiro, Roberto
Reiner, Gilcéia, Cleila, Cláudia.
|
GEOGRAFIA
|
18/03/2015
|
Abordagem da importância dos recurso hídricos no
planeta, a situação da água no Brasil, ciclo hidrológico e os direitos das
água instituídos no dia 22 de março de1992 e dicas de economia de água.
|
Aula expositiva e dialogada com
apresentação de slides (Power point) e vídeo do site Youtube, etc.
|
Alessandro, Paulo, Nyll,
Silvia, Sivani, Bruno.
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
23/03/2015
|
Trabalhar com o gênero Música –
que fale sobre a importância da água, depois os alunos elaborarão cartazes
retratando o que entenderam da mesma.
|
Vídeos, trabalhos em grupos.
|
Maria Tereza
Laura, Maria Stela, Luciene,
Rosangela, Jussara, Flávia, Fábio, Ana Luiza, Neuza, Daniela Damásio.
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
26/03/2015
|
Os alunos produzirão vídeos ou
Power Point com as seguintes abordagens: Importância da água e dicas de
economia. A apresentação dos slides será registrada através de fotos e o
Projeto será “divulgado “no blog da
escola
|
Trabalhos em grupos
|
Ronaldo, Fabiana, Ana Maria,
Letícia Ricardo e Alérison
|
MATEMÁTICA
|
26/03/2015
|
Trabalhar conta de água,
explorando informações, criando gráficos, etc
|
Aula expositiva, trabalhos em
grupos.
|
Clarice, Myrian, Edda, Mª
Aparecida, Roberta, Antonio Alci, Lídia, Camila, Adriano, Jorge.
|
; Avaliação
A avaliação do projeto se dará através da observação
das ações e dos resultados alcançados e da conscientização dos alunos da
importância da água em nossas vidas, sabendo que sem a mesma ficará impossível
sobreviver, tornando-os mais críticos e principalmente fiscais do uso correto
da água em suas casas, escola, em sua comunidade, assim estaremos contribuindo
para sua preservação.
. Conclusão
Espera-se que ao término do
projeto os alunos estejam conscientes da importância da água tanto para a vida
animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem
poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 –
Meio Ambiente e
Saúde.http://educador.brasilescola.com/orientacoes/projeto-agua-importancia-para-nossas-vidas.htmVídeo
you tube- Filme poluição da água.
Acesso20/03/2012.http://www.youtube.com/watch?v=klzi6Ko8EuY
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário