quarta-feira, 22 de abril de 2015



Mês de março

Projeto: Água, fonte de vida”





                                               Escola Estadual Iracema Rodrigues -:
                            Ensino Fundamental II e Ensino Médio-

    Introdução
O Dia Mundial da Água é uma data para conscientizar o mundo do consumo excessivo e desperdício desse líquido, que é essencial à vida. Este projeto visa ajudar os alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para avida e dicas de economia da água.

      Justificativa
O Projeto com o tema “Água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para aos alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. Deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

    Objetivo Geral
·         Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos  para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.

 Objetivos Específicos-
·         Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
·         - Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social
·          Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
·          Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
·         Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos
·          Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.

 Desenvolvimento


DISCIPLINA
DATA
PREVISTA
AÇÃO
RECURSOS /ESTRATÉGIAS
RESPONSÁVEIS
BIOLOGIA/CIÊNCIAS
16/03/2015
Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
Aula expositiva-textos. etc
Daniela Faleiro, Roberto Reiner, Gilcéia, Cleila, Cláudia.
GEOGRAFIA
18/03/2015
Abordagem  da importância dos recurso hídricos no planeta, a situação da água no Brasil, ciclo hidrológico e os direitos das água instituídos no dia 22 de março de1992 e dicas de economia de água.

Aula expositiva e dialogada com apresentação de slides (Power point) e vídeo do site Youtube, etc.
Alessandro, Paulo, Nyll, Silvia, Sivani, Bruno.
LÍNGUA PORTUGUESA
23/03/2015
Trabalhar com o gênero Música – que fale sobre a importância da água, depois os alunos elaborarão cartazes retratando o que entenderam da mesma.
Vídeos, trabalhos em grupos.
Maria Tereza
Laura, Maria Stela, Luciene, Rosangela, Jussara, Flávia, Fábio, Ana Luiza, Neuza, Daniela Damásio.
EDUCAÇÃO FÍSICA
26/03/2015
Os alunos produzirão vídeos ou Power Point com as seguintes abordagens: Importância da água e dicas de economia. A apresentação dos slides será registrada através de fotos e o Projeto será “divulgado “no  blog da escola
Trabalhos em grupos
Ronaldo, Fabiana, Ana Maria, Letícia Ricardo e Alérison
MATEMÁTICA
26/03/2015
Trabalhar conta de água, explorando informações, criando gráficos, etc
Aula expositiva, trabalhos em grupos.
Clarice, Myrian, Edda, Mª Aparecida, Roberta, Antonio Alci, Lídia, Camila, Adriano, Jorge.


; Avaliação

 A avaliação do projeto se dará através da observação das ações e dos resultados alcançados e da conscientização dos alunos da importância da água em nossas vidas, sabendo que sem a mesma ficará impossível sobreviver, tornando-os mais críticos e principalmente fiscais do uso correto da água em suas casas, escola, em sua comunidade, assim estaremos contribuindo para sua preservação.


. Conclusão
Espera-se que ao término do projeto os alunos estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

           Bibliografia-
 Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde.http://educador.brasilescola.com/orientacoes/projeto-agua-importancia-para-nossas-vidas.htmVídeo you tube- Filme poluição da água. Acesso20/03/2012.http://www.youtube.com/watch?v=klzi6Ko8EuY




  Foram confeccionados cartazes com os alunos dos professores de língua portuguesa:








 Vídeos realizados com os alunos do 3º ano do ensino médio sob a responsabilidade da professora de educação física   Fabiana Carvalho: 
Importância da água e dicas de economia::





Nenhum comentário:

Postar um comentário